Resolving the issue with synchronization in old version

Terminar o relacionamento com a empresa: será que chegou a hora?

Se você está lendo este artigo porque a pergunta que está no título já passou pela sua cabeça, é porque provavelmente a sua relação com a empresa onde trabalha não está das melhores. Mas e agora… … Será que se trata de uma crise momentânea ou chegou a hora de partir para um outro momento da sua jornada profissional

?Essa é uma dúvida bastante cruel e comum de muitos dos clientes que buscam os meus serviços. É aquele momento em que você se encontra em uma encruzilhada e sabe que qualquer caminho que escolher terá alegrias e renúncias.

Como psicóloga especialista em carreira, eu vejo que existem principalmente duas grandes métricas para saber se esse relacionamento (comercial, claro) chegou ao fim. Vamos entender um pouquinho melhor sobre cada uma delas.

Quando a sua saúde mental está sendo constantemente prejudicada.

Nós sabemos que empresas tóxicas não são exatamente uma novidade. Ainda são muitas as organizações cujas equipes e a própria cultura interna causam impactos negativos sérios para o bem-estar emocional dos colaboradores… E você pode estar sendo só mais uma vítima.


Alguns sintomas dessas instituições são:

- Presença de líderes preocupados apenas em mostrar resultados, criando ambientes de insegurança e desrespeito para os seus times.

- Uso constante pelas pessoas de um tom de voz inadequado, com palavras duras e postura invasiva.

- O trabalho é como brincar de dança das cadeiras, onde é cada um por si e a qualquer momento podem haver demissões em massa.

- Existe incompatibilidade entre o que é falado pela alta liderança e os comportamentos no dia a dia da operação.

- Você constantemente hesita em compartilhar suas ideias, dar opiniões ou oferecer feedback.

- Você chega ao final dos dias se sentindo completamente exausto(e) mentalmente.

- A comunicação é falha e cheia de ruídos.



Essas são algumas das "pistas" de que você está inserido em um local que não preza pela sua saúde mental. E em algum momento a situação ficará absolutamente insustentável. Vale a pena esperar esse momento (alou, Burnout!), ou é melhor já buscar empresas onde o que você sente realmente importa?

Quando os seus valores e objetivos já não são mais compatíveis com a organização

É preciso entender que nem sempre você vai pedir demissão porque o ambiente onde trabalha é tóxico. Às vezes, você vai ver o checklist que eu escrevi no tópico anterior e pensar: "nossa, mas a empresa onde eu estou não é desse jeito… Então por que será que eu quero tanto sair?".

Como eu sempre reforço, a nossa carreira tem vida própria, que é totalmente independente dos cargos que ocupamos. Isso significa que ela possui valores, construídos a partir do que é realmente importante para nós, e objetivos, definidos pela reflexão sobre onde queremos chegar. E pode ser que esses dois itens não estejam mais alinhados com o lugar onde estamos atualmente.

Vamos supor que você seja contratado(a) de uma organização onde o fluxo de trabalho é sempre o mesmo. As pessoas não se preocupam em sair da zona de conforto, pensar diferente e inovar, e estão felizes desse jeito. E, se você é um profissional mais inquieto, com muita vontade de explorar novas possibilidades e testar formas diferentes de fazer as coisas, provavelmente vai se sentir um verdadeiro peixinho fora d'água em uma cultura corporativa como essa, mais engessada.

Claro que só ter vontade de explorar outros caminhos não é suficiente para nos fazer correr atrás das mudanças que desejamos. Voltando ao exemplo que eu citei, pode ser que você esteja preso dentro da promessa de um gestor de que a situação vai mudar, que você vai ganhar uma promoção e finalmente poder tirar as suas ideias do papel com mais liberdade. Quando menos espera, meses se passaram, nada mudou e você desperdiçou um tempo precioso porque não teve a coragem de dar nenhum passo em outras direções.


Vamos mudar isso juntos?


Chegou a hora de dizer adeus e iniciar novos capítulos da sua história.

Finalizar ciclos nunca é uma tarefa fácil, independente de quantos anos você tenha. É preciso deixar ir o que nos é conhecido e confortável e enfrentar o desconhecido, e isso pode ser bastante intimidante e até mesmo paralizante.

Neste momento, eu gostaria que você se lembrasse de três coisas:

- A empresa onde você está não é a sua família. Trata-se de uma relação comercial, portanto, se acontecesse uma grande crise financeira, você poderia ser demitido(a) sem que ninguém sentisse dó. É meio duro dizer isso, mas é verdade.

- Você não é insubstituível. Mais uma verdade difícil de engolir, contudo, pensar sobre ela pode ajudar você a entender que não precisa prolongar um relacionamento que não acrescenta mais nada para seu crescimento profissional porque não quer deixar ninguém na mão. Outras pessoas vão aparecer e dar conta das suas demandas no seu lugar, ainda que de jeitos diferentes.

- A sua carreira é a sua prioridade. Vista primeiro a sua camisa antes de vestir a de qualquer empresa, pois ninguém mais fará algo assim por você.

Portanto, se você chegou até aqui e sente que realmente chegou a hora, termine a relação, viva o luto necessário, permita-se ter medo… E bora seguir em frente.

Lembrando que você não precisa passar por isso sozinho(a). Eu sou psicóloga especialista em carreira e, com método e ciência, posso orientar você em todas as etapas desse processo de mudança profissional.

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Vamos que Vamos!

Renata Cox

Desenvolva sua carreira com método e ciência