Resolving the issue with synchronization in old version

Seus inimigos invisíveis

Alguma vez você já se pegou dizendo: “Nunca mais eu faço isso” ou “Não deveria ter agido dessa forma”. E, quando menos esperava, se viu novamente na situação em que não queria estar? Pela milésima vez, você caiu naquele buraco.

Saco, né?

Aquele filme você já viu mil vezes e por mais que se esforce sempre acaba repetindo e repetindo aquele pensamento, comportamento ou sentimento que não te faz bem, que é inapropriado inclusive para o seu crescimento profissional.

Sabe quem faz isso com você?

Os sabotadores, que estão aí na sua caixola.


O pior eles fazem a "festa" na sua mente e você nem se dá conta.

São seus Inimigos internos que colocam o pé em seu caminho fazendo com que você tropece.

Também chamados de padrões mentais, funcionam como programas antigos instalados na sua cabeça.


Eu tenho sabotadores, você tem, todos nós temos.

Eles fazem parte da psicologia humana.

Tá tudo bem. O problema não é ter esse "queridinhos" e como eles interfere na nossa qualidade de vida, bem estar, em tomadas de decisão e na nossa evolução profissional.

Veja só um exemplo simples e muito comum. Uma criança teve pais muito exigentes e rigorosos. Inconscientemente, ela entende que para ser amada naquela família é preciso ser perfeita. Ela não pode errar. Assim nasce o conhecido perfeccionista.

Ele quer fazer tudo da melhor forma (im)possível e trata com rigor os mínimos detalhes. Resultado: sofre muito para realizar tarefas, sejam pequenas ou grandes. Entrega um trabalho atrasado por achar que ainda não está bom. Quando entrega se tortura por achar poderia ter feito melhor. Conhece alguém assim?

O perfeccionismo é somente um dos sabotadores que podem atrapalhar a vida e a carreira de alguém. Os comportamentos esquivo, hiper-realizador e inquieto são outros exemplos. Isso acontece mesmo com quem teve uma infância saudável e feliz na maior parte do tempo.

É inevitável, pois nossos pais, irmãos, professores e a sociedade como um todo são imperfeitos. As pessoas com quem tivemos contato durante a fase de crescimento erraram conosco. Ou então, transmitiram comportamentos que eram adequados naquele momento, mas hoje não são mais.

Mas calma! Agora vem a boa notícia.

É possível transformar um inimigo em amigo.

O primeiro passo é identificá-lo e conhecê-lo melhor. Depois, podemos reconhecer suas qualidades e ir aprendendo a lidar com o que não é bom.


Seguindo o exemplo citado anteriormente, o lado positivo do perfeccionista é a organização, a ordem, o apreço pelas tarefas bem feitas e o capricho. O lado negativo é levar essas características longe demais e se prejudicar. Provocar um desgaste emocional desnecessário e um sentimento eterno do "não sou bom o suficiente".

Meu trabalho como psicóloga especialista em carreira vai muito além de te ajudar a construir um planejamento de carreira, fazer uma transição de carreira, desenvolver suas habilidades soft skills ou dar aquela guinada e conseguir um novo desafio profissional que tanto deseja.

Afinal, sem autoconhecimento não temos crescimento profissional.

Eu apoio também meus clientes a identificar seus sabotadores e tirá-los desse papel de inimigo. Com a ajuda da psicologia positiva e a dedicação do cliente, separamos o joio do trigo. Elaboramos estratégias para colocamos limites e mudar esse jogo.

Sempre é sobre o ponto do equilibrio, encontrar um lugar positivo que quebrar ciclos que não te ajuda a alcançar seus objetivos profissionais.

Quer saber quais são os seus sabotadores?

Existem testes precisos para isso. Assim como técnicas e metodologias para quebrar o ciclo negativo e parar de tropeçar sempre naquele mesmo lugar. Se tiver interesse em entender melhor como é o relacionamento com os seus sabotadores, me chame pelo whatsapp para conversarmos.

É uma virada de chave supimpa, e não sou só eu que penso isso. Espia as mais de 140 recomendações no meu LinkedIn, muitos falam da mudança que aconteceu nas suas carreiras quando te fato compreenderam como sua própria mente funciona com profundidade.

Vamos que Vamos!

Abraços, Renata Cox

Psicóloga Especialista em Carreira

Desenvolva sua carreira com método e ciência